É um dia feliz para nós Portugueses que dez anos depois, voltamos a pontuar na Formula 1.
Em 1995 Pedro Lamy, consegue pontuar nesta competição de dificuldade extrema, efectuando um glorioso sexto lugar, equivalente a um ponto na altura... nunca mais me vou esquecer da fantástica ginástica que o nosso piloto fez para acabar a corrida, desde piões, a andar pela areia, Lamy sagrou-se o primeiro piloto Português a pontuar na Formula 1 conduzindo o pior monolugar (Minardi).
Ontem, novamente, um piloto Português consegue uma proeza... acabar o Grande Prémio dos Estados Unidos da América (Indianapolis) num vitorioso terceiro lugar. Sim, eu sei que foi no mínimo uma corrida insólita, uma vez que apenas correram três equipas, sendo elas a Ferrari, Jordan e Minardi. Para quem não sabe, a Ferrari é uma das melhores equipas actuais na competição, a Jordan é a segunda pior e por fim, a Minardi é mesmo a pior.
Este facto deveu-se a problemas de segurança por parte da Michelin, que após um acidente de Ralf Schumacher na curva da meta, enquanto decorriam os treinos livres, a Michelin decidiu que os pneus que esta marca optou para o Grande Prémio, não continham as condições de segurança necessárias para proteger os pilotos que usam a marca. Então, as equipas que usam os pneus Michelin não correram neste Grande Prémio, ou seja, sete equipas...
A FIA (Federação Internacional do Automóvel), perante as novas regras da F1 recusou as opções fornecidas pela Michelin, para poderem efectuar a corrida.
O resultado do Grande Prémio foi previsível. Michael Schumacher acaba em primeiro, que diga-se um resultado injusto uma vez que Barrichello foi obrigado a não atacar o seu colega (algo que não é estranho), Barrichello acaba então em segundo e para finalizar o pódio, o nosso Português Tiago Monteiro, que acaba com mais de trinta segundos de avanço do seu colega de equipa.
No pódio apenas Tiago Monteiro celebra o resultado sob uma merecida enorme salva de palmas geral, sendo M. Schumacher e R. Barrichello assobiados.
Foi um dia para recordar... Tiago Monteiro, terceiro lugar, seis pontos...
Esperemos que para o ano uma equipa mais competitiva contrate o nosso piloto, pois ficou provado que é um grande profissional. As condições em que foi feita a corrida foram muito estranhas, verdade, contudo ele conseguiu...
Os meus parabéns...